Páginas

Chakras

Segundo religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”, pois se acredita que eles são vórtices que não param de girar, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo. Quando um chakra está desequilibrado, afeta os órgãos ao seu redor. O registro mais antigo dos chakras é proveniente dos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo, que surgiram no século 2 a.C. Porém, essa crença se popularizou de tal maneira que ultrapassou as barreiras da cultura hindu, atingindo outras tantas, inclusive ocidentais. Segundo os hindus, os chakras se encontram e fundem nas Nadis, que são caminhos invisíveis dentro do nosso organismo, funcionando como canais condutores por onde circula a nossa energia vital. Cada chakra influencia uma ou mais áreas específicas da nossa personalidade e saúde. Algumas passagens do Vedas falam que existem 32 chakras, e outras até 88 mil, mas a maioria concorda sobre a existência dos sete principais, que percorrem toda a nossa coluna vertebral.


Básico (genésico)



Representação simbólica do Muladhara chacra. Não condiz com aparência real.
(também conhecido como Chacra Raiz ou Chacra Base)
Nome em sânscrito: Muladhara ("Raiz de Suporte ").
Mantra: Lam.
Setores circulares (raios ou pétalas): 4.
Localização: Região do cóccix.
Cor simbólica: Vermelho.
O primeiro chacra (básico) é o único voltado em direção ao solo. Alguns pesquisadores o relacionam com as glândulas suprarrenais. Acredita-se que ele administre os instintos primitivos, impulsos de sobrevivência, e ser por onde entra a energia telúrica (ou kundalini). Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar a presença de dependência química a drogas ou outras substâncias.


Esplênico



Representação simbólica do Swadhisthana chacra. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Swadhistana ("Fundamento de si próprio")
Mantra: Vam.
Setores circulares (raios ou pétalas): 6.
Localização: Região do baço.
Cor simbólica: Laranja.
O segundo chacra (esplênico), é muitas vezes relacionado com o baço. Acredita-se que ele administre a vitalidade proveniente das bioenergias bem como seja responsável por alguns estímulos como medo, ansiedade e reações à situações estressantes. Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar doenças relacionadas ao sistema imunológico e psicopatologias.



Umbilical (Gástrico ou Plexo Solar)


Representação simbólica do Manipura chacra. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Manipura ("Cidade das Jóias")
Mantra: Ram.
Setores circulares (raios ou pétalas): 10.
Localização: Aproximadamente dois dedos acima do umbigo.
Cor simbólica: Amarelo.
O terceiro chacra (umbilical) é o último de cima para baixo considerado como estando no grupo dos chacras reativos, que são sensíveis à estímulos exteriores e passíveis de reações imediatas de intensidades variadas. Alguns pesquisadores o relacionam com a glândula pâncreas. Acredita-se que ele auxilie no processo digestivo e de distribuição de nutrientes bem como seja responsável por estímulos como a euforia (positiva ou negativa) e características como o narcisismo. Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar doenças gastrointestinais.


Cardíaco



Representação simbólica do Anahata chacra. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Anahata ("Invicto"; "Inviolado")
Mantra: Yam.
Setores circulares (raios ou pétalas): 12.
Localização: Região do coração.
Cor simbólica: Verde.
O quarto chacra (cardíaco) é algumas vezes citado como o ponto de encontro entre as energias telúricas (kundalini) absorvidas pelo chacra básico e as energias imanentes (prana ou qi) absorvidas pelo chacra coronário, porém isso não é um consenso entre as diferentes linhas de estudo. Alguns pesquisadores o relacionam com a glândula timo. Acredita-se que ele seja responsável pelo potencial para o amor altruísta e que fique em maior atividade em momentos de benquerença e ternura incondicional. Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar doenças cardíacas ou respiratórias.




Laríngeo


Representação simbólica do Visuddha chacra. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Visuddha ("O purificador")
Mantra: Ham.
Setores circulares (raios ou pétalas): 16.
Localização: Região da laringe.
Cor simbólica: Azul claro.
O quinto chacra é o laríngeo. Alguns pesquisadores o relacionam com a glândula tireóide. Acredita-se, geralmente, que ele esteja relacionado principalmente com as capacidades comunicativas e irrigação energética do aparelho fonador. Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar doenças hormonais relacionadas à tireoide, bem como inflamações na região da garganta.




Frontal


Representação simbólica do Ajña chacra. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Ajña ("O Centro de comando")
Mantra: AUM.
Setores circulares (raios ou pétalas): 96 (2 grupos de 48).
Localização: Região inferior da testa, um pouco acima do espaço entre as sobrancelhas.
Cor simbólica: Azul Índigo.
O sexto chacra tem em algumas culturas do oriente que foram posteriormente difundidas no ocidente a contagem de seus raios apenas considerando seus grupos, que são dois, e podem aparecer em alguns materiais desta procedência de tal forma. Também é conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta. Alguns pesquisadores o relacionam com a glândula hipófise (ou pituitária). Considera-se que ele esteja ligado às capacidades de concentração, cognição, bem como as capacidades anímicas como a clarividência e a percepção sutil. Acredita-se que ele esteja em maior atividade quando em momentos de serenidade, silêncio interno, meditação, estudo, leitura e de ímpetos de colaboração. Acredita-se também que quando bem desenvolvido, pode indicar uma alta sensibilidade e percepção energética, bem como a presença de capacidades anímicas.




Coronário


Representação simbólica do Sahasrara padma. Não condiz com aparência real.
Nome em sânscrito: Sahasrara ("O Lótus das mil pétalas")
Mantra: Ogum Satyam Om.
Setores circulares (raios ou pétalas): 972 (um grupo de 960 e outro central de 12).
Localização: Região central do topo da cabeça.
Cor simbólica: Violeta e Branco.
O sétimo chacra (coronário) é considerado como a porta de entrada da energia imanente. É conhecido também como o chacra da coroa ou o lótus das mil pétalas e é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Alguns pesquisadores o relacionam com a glândula epífise (ou pineal). Considera-se como sendo relacionado com a capacidade de estabilidade absoluta, sintonia com pensamentos mais sutis como o de fraternidade generalizada e ainda tendo relação com fenômenos mediúnicos como a psicofonia e a psicografia e anímicos como a projeção da consciência.

OS CINCOS RAIOS SUTIS

                      Além dos 7 chakras tradicionais existem outros 5, que se situam dentro do nosso campo áurico, mas além dos limites do corpo físico. Estes centros energéticos funcionam como antenas ou filtros captando as energias de luz de nossos corpos sutis e do universo.

                       Eles não foram descobertos,mas sim re-descobertos,como tudo demanda tempo, agora chegou a hora de nós humanos conhecermos outras energias mais elevadas,a cada momento mais e mais informações sobre a espiritualidade nos é apresentada,e é nosso dever como seres espirituais em processo de aprendizado,utilizarmos esses conhecimentos vindos de uma fonte inesgotável como um meio de nos conectar espiritualmente a essa fonte criadora.
                        Conhecer os Chakras pode ser proveitoso, pois ajuda a buscar o equilíbrio e desafia as pessoas a se auto superarem. Para que isso aconteça, é preciso investigar qual Chakra encontra-se em desequilíbrio, ou seja, com excesso ou falta de energia. A partir do momento que enxergamos o negativo e a crise como parte de um processo, iniciamos um movimento de autoaperfeiçoamento, que representa um impulso para o movimento, o crescimento, o aprendizado e a evolução.
            A maneira ideal de saber como estão nossos Chakras é através do autoconhecimento. Mas como as vezes a autoanálise é difícil, temos algumas ferramentas que nos ajudam a perceber esses desequilíbrios. A interpretação energética por meio de um questionário ou a medição dos chakras com um pêndulo pode ser feita por um bom terapeuta holístico, que mapeia o que está em desequilíbrio.
É importante entender que os "opostos", como o excesso e a falta energética, completam-se. Isso significa que eles funcionam como sinalizadores, mostrando onde não estamos sendo verdadeiros conosco e em que aspecto poderemos melhorar.


O 8º CHACRA “ESTRELA DA TERRA”

Situa-se entre 15 e 30 cm abaixo dos pés, construindo a ponte que liga a energia do espírito com as raízes energéticas do planeta. É o centro responsável pelo nosso ancoramento. Pode ser também chamado de chacra do campo áurico.
Pedras responsáveis pela ativação: Hematita – Realgar


O 9º CHACRA COORDENADOR

Situa-se 15 cm acima da cabeça e é responsável pela coordenação do nosso corpo etérico com o corpo físico e como todos os outros chakras em si. Reflete um ponto bem abaixo da nuca, conhecido também como o chacra do corpo etérico.
Pedras de ativação e harmonização deste chakra: Cristal Dow – Goshenita – Topázio incolor


O 10º CHACRA CAUSAL

Está 15 cm acima do Coordenador e faz conexão com o plano causal, o plano mental superior onde existe causa e efeito, que pode ser considerado como a morada do nosso ser verdadeiro. Por isso é também conhecido como chakra do verdadeiro ser.
Pedras que harmonizam e ativam este chakra: Cianita – Lepidolita


O 11º CHACRA “ESTRELA DA ALMA”

Situa-se 15 cm acima do chakra causal e através dele se faz conexão entre a mente consciente e os diversos aspectos da alma, do espírito e do Eu Superior. Funciona também como filtro das energias luminosas do espírito e do universo para que possam ser sintonizadas como o chakra coronário. É também chamado de chacra da alma.
Pedras que ativam e harmonizam este chakra:Calcita Ótica – Apofilita incolor – Diamante Herkimer – Tanzanita



O 12º CHACRA “PORTAL DA ESTRELAS”

É o mais alto de todos os chakras. O Portal da Estrelas está situado 15 cm acima do Estrela da Alma é o verdadeiro portal para conexão com Deuses / Deusa / Tudo o que existe é o Universo.
As pedras que trabalham este Chakra: Cristal Laser – Escolecita – Fenacita – Selenita (cristal essencial para todos os terapeutas) Limpa energias do ambiente,do cliente e uma defesa energética para nós terapeutas) Fica a dica Luíza Sá

Linhas de estudo

FONTES Livros A Anatomia Oculta: Chakras, de Alberto de Moraes, Os 7 Chakras: Os Significados dos Chakras, de Alina Rosas, O Chakra 7, de Alex Toro, Chakras – Centros de Energia e Transformação, de Harish Johari e Vedas
Fonte: O Caminho das Pedras - Antonio Duncan

Nenhum comentário:

Postar um comentário